Resenha do vídeo “Os animais deveriam ter direitos humanos?”

maxresdefault

Nesta resenha, analisamos o vídeo “Os animais devem ter direitos humanos?”, feito para o programa “Filosofia em 8-BIT: Video Games que fazem você ficar mais esperto” do canal Wisecrack no Youtube. Neste programa são usadas as animações de jogos de vídeo game 8 bits para falar sobre filosofia.

O vídeo analisado aborda o fato de que os animais sofrem muito hoje em dia com maus tratos, atropelamentos, a domesticação e o desmatamento, no caso de animais silvestres.

O vídeo cita primeiro o pensador René Descartes, que dizia que animais não têm consciência, que agem como máquinas. Ele apresenta um argumento um pouco menos radical, de que se os animais são conscientes, sua senciência* é tão fugaz que as coisas que eles sentem não importam.

Peter Singer é um filósofo australiano que diz que traçar limites morais sobre sentimento com base em características das espécies é algo arbitrário*. Ele criou um livro chamado libertação animal. Singer argumenta que sofremos uma forma de “especismo”, uma crença que diz que como os animais não compartilham o nível de consciência dos seres humanos, eles não merecem uma consideração moral parecida. Claramente, para Singer, nós somos inconsistentes em nossa aplicação deste especismo, o princípio da igualdade não deve ser baseado exclusivamente em consciência ou inteligência. Para ele o mais importante é a capacidade de um ser sentir dor e sofrimento e os animais sentem dor, devem ser considerados pelos humanos, ter direitos.

Para assistir o vídeo clique aqui

por Felipe Vilhena e Leonardo Lira, 8° ano.

*Senciência: capacidade dos seres de sentir algo de forma consciente, sensações e sentimentos.

** Arbitrário: que não tem fundamento lógico e depende apenas da vontade da pessoa.

Um comentário em “Resenha do vídeo “Os animais deveriam ter direitos humanos?”

Deixe um comentário