Visita dos índios Kariri Xocó à Escola do Sítio

 

kariri1
Membro do grupo Sabuká, aldeia Kariri Xocó.

No dia 4 de maio de 2017, os nativos (índios) da aldeia Kariri Xocó visitaram a Escola do Sítio. Conduzidos por eles fizemos duas danças e eles também conversaram com os alunos e responderam algumas perguntas propostas pelos participantes, tanto alunos quanto professores. No fim da da visita, eles venderam artesanatos como pulseiras, zarabatana, arcos e flechas, flautas, cocares, canetas enfeitadas, anéis e outros, além de fazerem tererê nas pessoas que quiseram.

Eles contaram sobre a terra deles e também falaram sobre as lutas que já participaram. As danças que eles nos mostraram eram muito animadas e eram feitas utilizando acessórios bem coloridos. Segundo eles, essas danças representam sua cultura. Eles também contaram que os desenhos que eles tinham no corpo representavam as habilidades de cada um. Essas pinturas só são refeitas quando a anterior sai do corpo por inteiro.

História dos Kariri Xocó

A população Kariri-Xocó está estimada em 2.500 pessoas em sua maioria crianças. A liderança da aldeia é dividida em dois integrantes:  o Cacique e o Pajé. O Cacique é o líder político e o Pajé é o líder religioso (sacerdote). A aldeia dos Kariri Xocó está localizada na região do baixo São Francisco, no município alagoano de Porto Real do Colégio. Seu dia a dia é muito parecido com o das populações rurais, que tendem a ter pouca renda e por isso vendem sua força de trabalho nas diferentes atividades agropecuárias.

Mais informações podem ser encontradas no sites deles (clique aqui).

O vídeos a seguir foram gravações que fizemos dentro da Escola do sítio:

Por Yann Sigrist, Guilherme Prendin e Ian Martins, 6° ano.

5 comentários em “Visita dos índios Kariri Xocó à Escola do Sítio

Deixe um comentário